POR RICARDO LUÍS

Atenção: O texto a seguir possui spoilers de Vingadores Ultimato. Se você ainda não assistiu ao filme no cinema, compre agora mesmo o ingresso e vá conferir essa obra-prima da Marvel. Caso contrário, continue a leitura e descubra como a Jornada do Herói pode ser aplicada ao roteiro mais ambicioso do MCU.

Você já parou para analisar que muitos filmes possuem uma estrutura de roteiro parecida? Vamos imaginar a seguinte história: um jovem problemático, que não se sente à vontade na sua vida, revolta-se contra os pais e vai viver uma aventura em um mundo desconhecido. Lá ele descobre que tem poderes mágicos, derrota um grande vilão e volta para a casa com um superpoder irado. Parece clichê, né? Mas, acredite, essa história na maioria das vezes dá certo e existe uma explicação para isso.

Joseph Campbell, um escritor e professor universitário, publicou em 1949 um livro chamado O Herói de Mil Faces, onde analisou inúmeros contos de épocas e culturas diferentes e chegou a uma conclusão: todas as histórias possuem uma estrutura semelhante, todas são derivadas de um mito em comum ou o monomito. Não importa se você é um indígena pré-colonial contando uma história para sua tribo ou um lorde inglês do século XVIII escrevendo um romance: existem semelhanças entre as duas histórias e Joseph Campbell é capaz de descrevê-las.

Anos mais tarde, o roteirista Christopher Vogler resolveu adaptar as ideias da Jornada do Herói, criadas por Campbell, para a indústria milionária de Hollywood. Vogler apontou 12 etapas comuns a todas as histórias, depois de analisar mais de 10.000 roteiros de grandes estúdios como Walt Disney, 20th Century Fox e Warner Bros. O livro A Jornada do Escritor, publicado por Vogler em 1998, tornou-se obrigatório para qualquer um que quisesse escrever um blockbuster. O próprio George Lucas, criador de Star Wars, usou a jornada do herói para escrever uma das sagas mais rentáveis da história do cinema.

A Jornada do Herói adaptada por Vogler é dividida em três atos. No primeiro ato, o herói vive no mundo comum quando é convocado a sair da sua zona de conforto para enfrentar um desafio em um mundo especial. O herói recusa, mas muda de ideia depois de conversar com o mentor, atravessando o primeiro limiar. No segundo ato, o herói passa por uma série de provas, onde conquista aliados e inimigos. Ele se aproxima da caverna oculta e passa pela provação, recebendo uma recompensa. No terceiro ato, o herói volta para a casa, mas antes precisa enfrentar um novo inimigo, onde há a ressureição. Finalmente, o herói consegue voltar para o mundo comum com o elixir da vida.

Esse seria um resumo da Jornada do Herói, que iremos analisar passo-a-passo usando como plano de fundo o filme Vingadores Ultimato. Além das etapas da jornada do herói, Cristopher Vogler também enumerou um conjunto de arquétipos que costumam aparecer na aventura. Usando como referência os estudos do psicólogo Carl Gustav Young, além das análises do próprio Campbell, Vogler elencou os seguintes arquétipos: herói, mentor, guardião do limiar, arauto, camaleão, sombra e pícaro. Vale ressaltar que os arquétipos devem ser vistos como papéis que os personagens assumem durante a aventura. Um personagem pode por vezes agir como um Mentor em um momento e, em outro, ser o camaleão.

Para a nossa análise dos Vingadores Ultimato, o herói da narrativa escolhido foi Tony Stark, devido a sua trajetória no filme (e também como uma homenagem ao um personagem tão cativante). Entretanto, assim como nos demais filmes dos Vingadores, a maioria dos protagonistas podem ser vistos como heróis e possuem suas próprias jornadas. Por isso, traços da trajetória de cada herói serão analisados também.

PRIMEIRO ATO

Mundo Comum: o herói é apresentado em sua rotina diária. Geralmente, o mundo comum é um lugar entediante e monótono, em que o herói tem a sensação de não pertencer aquele lugar, mas não sabe ou não tem condições de mudar a realidade. Em Vingadores Ultimato, depois do salto temporal de 5 anos, vemos os nossos heróis em um mundo triste e deprimente. Steve Rogers, o Capitão América, lidera um grupo de pessoas que se apoiam psicologicamente para viver em um mundo melancólico; Natasha Romanoff não sabe como reverter a situação lamentável deixada por Thanos e, apesar de todas as adversidades, Tony Stark consegue viver relativamente bem com sua nova família.

Chamado à Aventura: algo irá tentar tirar o nosso herói do mundo comum para levá-lo ao mundo especial. Geralmente, é neste momento em que aparece a figura do Arauto, uma pessoa que irá convidar o nosso herói para sair do mundo comum e enfrentar um desafio no mundo especial. O Arauto remete a idade medieval, quando um mensageiro chegava com uma trombeta anunciando o início da guerra. Nos Vingadores, o Arauto é nitidamente o Homem-Formiga. Scott Lang volta do reino quântico como se houvesse passado apenas 5 horas desde que entrou nele. O super-herói então corre até a sede dos Vingadores, onde apenas sua chegada já é capaz de alterar o clima entre Capitão América e Viúva-Negra. Scott Lang surge com a ideia de viagem temporal para consertar os efeitos do estalar de dedos de Thanos, e os três prontamente vão falar com Tony Stark para pedir ajuda.

Recusa ao Chamado: o mundo comum, apesar de entediante e enfadonho, é seguro. O herói não está disposto a deixar a sua zona de conforto para embarcar em uma viagem arriscada, que envolve risco de vida. É nesse momento que percebemos o quão arriscado é viajar para o mundo especial, pois até mesmo o mais valente dos heróis teme em ir. Tony Stark não aceita trabalhar com Scott Lang para criar uma máquina do tempo. Ele tem uma família, uma filha para cuidar, e não irá abrir mão daquilo nem tão fácil. Viajar no tempo pode significar perder aquela que o ama 3 mil. A recusa ao chamado também ocorre com Thor, o deus nórdico. Ele se recusa a sair da sua vida de bebidas e jogos (o mundo comum) quando Hulk e Rocket Racoon o chamam para a aventura (é interessante notar que nesse momento, Hulk e Racoon agem como Arauto).

Encontro com o Mentor: muitas vezes, o herói não possui a experiência necessária para enfrentar a aventura sozinho, ele precisa conversar com um mentor, que pode ser um sábio da tribo ou um veterano de guerra. A função do mentor é dar conselhos, advertências e presentes ao herói, como Glinda, a Bruxa Boa do Mágico de Oz que entrega os sapatinhos de rubi a Dorothy e diz para a garota seguir a estrada de tijolos amarelo. No filme Vingadores Ultimato, a figura do mentor é interpretada por Pepper Potts. Após descobrir uma forma segura de viajar no espaço, Tony Stark pensa em jogar sua descoberta no fundo do mar, mas Pepper sabe o quão importante é para a humanidade que aquele empreendimento científico continue. Pepper pergunta se o marido seria capaz de relaxar caso abandonasse tudo. Depois da conversa, Stark se convence a se juntar aos Vingadores. Dentro da sede, entretanto, não há um líder soberano entre os heróis (ou seja, eles estavam sem um mentor). Todos se juntam para traçar um plano e escolher o momento para voltar ao passado. Nessa fase, Thor apresenta-se como o Pícaro, trazendo um alívio cômico para quebrar a tensão do filme.

Travessia do Primeiro Limiar: o mundo comum é um lugar calmo e previsível, o mundo especial não; o herói não sabe quais serão os perigos que o aguardam e precisará aprender as regras do novo lugar. Para chegar até o mundo especial, o herói precisa fazer alguma viagem simbólica, seja entrar em um guarda-roupa mágico, viajar de trem até uma escola de magia ou ir de espaçonave a um novo planeta. Em Vingadores Ultimato, a travessia do primeiro limiar ocorre quando todos os heróis entram na máquina do tempo e viajam no mundo quântico, cada um escolhendo uma rota para buscar as joias do infinito.

SEGUNDO ATO

Testes, aliados, inimigos: ao entrar no mundo especial, o herói se depara com outra realidade. Ele precisa entender as regras que regem aquele lugar enquanto sobrevive aos perigos e faz novos aliados. O herói deve provar o seu valor em um mundo desconhecido, repleto de armadilhas mortais. Muitas vezes, a Sombra passa a agir nessa fase, enviando tropas ou subordinados para tentar derrubar o herói. Em Vingadores, Hulk encontra a anciã, que se torna sua inimiga quando tenta pegar a joia do tempo; Capitão América enfrenta a sua própria versão do passado e Nebula precisa escapar das garras de Thanos. Entretanto, nem todos encontram inimigos. Viúva Negra e Gavião Arqueiro se deparam com uma entidade que zela pela Joia da Alma (ou seja, um Guardião do Limiar), ditando as regras para que os heróis possam obter a joia. Hulk também aprende mais sobre aquele novo mundo quando a anciã explica as consequências da viagem no tempo.

Aproximação da caverna oculta: depois de fazer novos aliados e passar pelos primeiros obstáculos, o herói agora se prepara para enfrentar a Sombra na provação. Ele sabe que o próximo passo o levará a um confronto mortal. Nesse momento, ele se junta com os aliados e bola uma estratégia de combate, afinal nem sempre a porrada é a melhor maneira de sair vitorioso. Rocket bola um plano com Thor para eles conseguirem pegar a joia da realidade; Homem-de-Ferro e Capitão América resolvem viajar para 1970 e pegar a joia do espaço, usando trajes daquela época e se disfarçando; Viúva-Negra e Gavião Arqueiro discutem quem irá se sacrificar para pegar a joia da alma.

Provação: esse é o momento em que o herói enfrenta seu maior medo. Todas as ações da história convergem para esse ponto: o herói conseguiu descobrir o caminho para chegar até seu objetivo, passou por vários obstáculos e já bolou uma estratégia de combate. Agora, precisa sobreviver a um combate de vida ou morte para receber a recompensa. O público fica na expectativa, a tensão aumenta em todos os níveis. Uma grande batalha está por vir e estamos aguardando ansiosamente para isso. Em Vingadores Ultimato, os heróis passam por essa etapa sem um nível muito alto de tensão, com exceção de um herói ou, melhor dizendo, heroína. A provação de Homem-de-Ferro é ter que encarar o pai em 1970, cuja esposa está à espera de um bebê; Capitão América lida com a dor de ver a sua amada Agente Carter e não poder abraçá-la; Thor recebe conselhos da mãe (sua mentora) e resgata o martelo.  A sequência da Viúva Negra é o ápice da provação no filme. Ela e Gavião Arqueiro lutam entre si para tentar se sacrificar, cada qual disposto a dar a vida pela joia da alma. Em um momento de tirar o fôlego, vemos a dupla pendurada no abismo, sabemos que um dos dois precisa morrer para que a joia da alma seja recuperada, e assistimos Natasha Romanoff se jogar das mãos de Clint.

Recompensa: o herói agora desfruta de um momento de felicidade e calmaria. Ele conseguiu sobreviver a provação e recebeu a recompensa por isso. Essa é a cena em que o herói, junto com os aliados, comemora com uma festa o sucesso da missão. Na sequência pode ocorrer uma cena romântica, onde a mocinha se rende aos encantos do herói e os dois se beijam apaixonados; pode ser um momento em que todos se sentam ao redor da fogueira ou bebem em um bar. O que importa é comemorar a vitória. Em Vingadores  Ultimato, o momento da recompensa é amargo devido a morte da Viúva Negra. Apesar de todas as joias do infinito estarem com eles, os vingadores perderam uma grande heroína. Tony Stark elabora uma luva para encaixar as joias e Hulk é escolhido para estalar os dedos. É nesse momento que sentimos o verdadeiro alívio da recompensa: Scott Lang observa os pássaros nos jardins da sede dos vingadores, Clint Barton vê sua esposa ligando-o no celular. Finalmente, os Vingadores conseguiram ressuscitar metade dos seres vivos assassinados por Thanos.

TERCEIRO ATO

Caminho de volta: a aventura do herói ainda não terminou. O momento da recompensa é apenas um tomar de fôlego para uma nova ameaça que está para surgir, pode ser um capanga da Sombra que sobreviveu ao ataque, um desmoronamento que obrigará o herói a se mover ou o portal mágico que está para se fechar. Nesse momento, o herói precisa cortar todas as amarras que o ligam ao mundo especial e ficar de vez no mundo comum (ou ficar para sempre no mundo especial, em raríssimos casos). Em Vingadores Ultimato, nada mais, nada menos do que o próprio Thanos aparece para enfrentá-los em uma batalha mortal. O filme guardou toda a tensão para esse momento, reservando quase uma hora para a maior batalha de todos os tempos. A versão de Thanos de 2014 é ainda mais terrível, afinal ele não quer as joias do infinito para equilibrar o universo, mas sim matar todos os seres vivos para criar uma nova civilização. Nebula do passado foi a chave para que Thanos pudesse viajar no tempo (agindo como o arquétipo do Camaleão). O que Thanos não esperava era que todos os heróis da Marvel (sim, todos do Universo Cinematográfico!) entrariam na briga e uma guerra épica ocorreria entre os heróis e o exército de Thanos.

Ressurreição: o herói precisa encarar a morte e sobreviver uma segunda vez, mas agora em uma situação extrema. O momento da provação não é nada comparado com a ressurreição. Na provação, o herói aguardava o combate com a Sombra, ele se preparara e estava no auge da sua aptidão física. Durante a ressurreição, o herói precisa lidar com um inimigo inesperado e encarar a morte de novo. Nas tribos indígenas, antigamente os guerreiros e caçadores precisavam se purificar depois de uma caçada para poder voltar a tribo, era preciso renascer para retornar ao mundo comum. Em Vingadores Ultimato, o momento da ressurreição acontece em vários níveis. Quando Capitão América caminha para enfrentar o exército de Thanos, mesmo com o escudo quebrado, e os portais surgem com os demais heróis da Marvel; aquele é um momento de ressurreição, em que a batalha já perdida ganha um novo rumo. Outro momento de ressurreição acontece quando Capitã Marvel aparece, destruindo uma nave que atirava mísseis e ameaçava matar todos de uma vez. O momento mais marcante, contudo, é quando Tony Stark consegue pegar as joias do infinito e estala os dedos, fazendo com que Thanos e os demais monstros do seu exército virem pó. Naquele momento, Stark sacrificava sua vida em prol da humanidade, tornando-se um mártir. Talvez por ter encarado a morte tantas vezes e sobrevivido, o Homem-de-Ferro não tenha conseguido enganá-la mais uma vez.Retorno com o Elixir: o herói volta para o mundo comum com o elixir da vida. Ele retorna com um conhecimento a mais, poderes mágicos ou um artefato que salvará a humanidade da extinção. O importante é que o mundo comum nunca mais será o mesmo depois que o herói retornou da aventura. Ele trouxe algo que mudará sua relação com a realidade em que vive, de uma maneira inesperada. Nada será como antes depois da jornada do herói. Em Vingadores Ultimato, vemos um tributo a Tony Stark. Todas as vítimas de Thanos tinham voltado a vida depois de 5 anos desaparecidas, restava apenas homenagear aqueles que se sacrificaram na missão. Vemos o enterro de Tony Stark e uma mensagem em holograma gravado pelo próprio antes de morrer; Capitão América decide ficar no mundo especial, voltando para a década de 1970 onde pôde se casar com Agente Carter e ter uma vida tranquila; Thor decide abandonar o povo asgardiano e viajar com os Guardiões da Galáxia, iniciando assim uma nova fase do Universo Marvel.