Dark estreou em 1 de dezembro de 2017, produzida pela Netflix alemã, de início foi considerada um sucesso e teve sua renovação para uma segunda temporada que estreou em 21 de junho de 2019 e agora no fim do mês de junho teremos o grande desfecho com a terceira temporada. Mas o que faz Dark ser considerada uma das melhores séries da atualidade?

Você já deve estar acostumado a assistir séries e filmes que abordam a viagem no tempo, mas em Dark ela é um elemento essencial (principal) e sua abordagem é feita magistralmente. De fato, é preciso quase assistir a segunda temporada (principalmente) com um bloquinho ao lado no sofá, porque se não prestar atenção você pode se perder fácil na linha temporal da série. Talvez esse seja o motivo dela ainda não ser tão popular, a complexidade da narrativa, você precisa dedicar bastante atenção. Jamais Dark vai ser aquela série para você assistir cochilando, é preciso estar atento e forte.

A série usa alguns elementos científicos, entre eles o paradoxo de bootstrap (se você já começar a assistir sabendo do que se trata já meio caminho andado, fica a dica). Dark aborda muito bem e envolve em sua narrativa filosofia, ciência e religião de uma forma ampla mas ao mesmo tempo de um jeito que tudo se interliga e que tem significado, acredite, nessa série nada que existe nela é por acaso, até os objetos presentes existem porque precisam estar ali e contam partes da história, sendo peças fundamentais nesse tabuleiro do tempo que é Dark.

A princípio você pode ficar confuso, para embarcar em Dark é preciso se desprender de alguns conceitos que já temos construídos em nossa mente, como por exemplo, o tempo e sua linha tênue entre passado, presente e futuro. A série joga questões densas, uma maratona não é tão fácil, mas esse é o elemento que desperta a curiosidade e faz as pessoas quererem saber mais e tentar descobrir cada enigma jogado na narrativa e quais os seus significados.

Os personagens são muito bem construídos, cheios de camadas, o roteiro trabalha muito bem a dualidade entre bem e mal, luz e sombra, fazendo o telespectador refletir sobre essas questões e sobre escolhas, além de te sacudir o tempo inteiro sobre essas escolhas feitas e afinal, daria pra mudar os acontecimentos se você viajasse no tempo e soubesse tudo que vem pela frente?

A série é muito bem cuidada pelos criadores em todos os detalhes, como já citado anteriormente nada acontece por acaso em Dark e tudo tem uma explicação, é preciso estar atento a tudo e todos os acontecimentos do enredo. Cada vez que você assistir vai ser diferente, você vai notar algo diferente, alguma pista que foi dada e você não tinha percebido, mesmo assim os mistérios estão longe de terminar.

Ao final da segunda temporada, a complexidade da narrativa aumentou ainda mais e quase explodiu o cérebro do telespectador, Sim, Dark é a série mais desgraçadora de mentes. Esse é o ponto mais positivo da série, um paradoxo, né?  Ela faz o público se questionar, refletir e teorizar. Atualmente é uma das séries que os fãs mais gostam de criar teorias e pesquisar sobre.

A trilha sonora é sensacional, assim como as atuações, o elenco é incrível, você quase acredita que as versões jovens e adultos dos personagens são as mesmas pessoas. A maquiagem está perfeita, sem falar na direção de fotografia que sabe destacar as cores na hora que precisa e ajuda o telespectador com alguns elementos de narrativa a se encontrar nos inúmeros anos que são apontados na série.

A terceira temporada é a última e anda sendo muito aguardada pelos fãs, visto que, vai trazer um desfecho para a história e tem muitos enigmas e questionamentos a serem respondidos. Algumas pessoas da crítica especializada já receberam a temporada inteira e estão elogiando muito, dizendo que o fim é satisfatório, o roteiro incrível e consistente e que pontua muito mais a qualidade da série, fazendo ela se tornar de uma vez por todas uma das melhores séries da Netflix da atualidade.

Se você ainda não assistiu, não perca a oportunidade, ainda dá tempo de assistir as duas temporadas para estar em dia aguardando o gran finale. A última temporada estreia dia 27 de junho de 2020, dia do apocalipse na série. Dark é uma das experiências mais raras que o entretenimento pode promover ao telespectador.