A estrutura narrativa do filme dita como o roteiro pretende contar determinada história. No cimema clássico, toda estrutura de roteiro se organiza em 3 atos: 1º Introdução à história e os personagens; 2º Definição de um conflito no qual o personagem ou a história se propõe a enfrentar; 3º Resolução do conflito. O que faz com que o público entenda a divisão dos atos são os pontos de virada ou plot twists, que fazem com que grandes acontecimentos dentro da narrativa mudem o rumo da história transitando o roteiro por cada uma das fases.

No entanto, grandes diretores utilizam dessa estratégia para subverter a narrativa e contar a história sem tantas amarrações ao padrão. A inteção é que o público não se limite apenas a receber um conteúdo por entretenimento, mas que daquela história seja colhido algum aprendizado fazendo com que o espectador critique a história. Nesse momento o plot twist é usado não apenas para dar virada nos atos mas para trazer uma mudança na resolução da história que converte nossa espectativa como espectador em algo totalmente diferente do esperado, trazendo um tipo de catarse para a história que já apontava para essa mudança drástica.

O Cinema está recheado de histórias com reviravoltas, algumas excelentes, outras nem tanto. Vamos citar alguns bons plots, então esse post contém alguns spoilers, CUIDADO!

Star Wars: O Império Contra-Ataca

Certamente uma das maiores revelações da cultura POP no cinema é a frase do Darth Vader falando ao Luke de que ele era seu pai. Esse plot só tem força porque no filme Star Wars: Uma nova esperança Ficou estabelecido que Darth Vader matou os pais do Luke o que dava ao protagonista um tom de pessoalidade em sua jornada, já que para o Luke o fato dele não conhecer os pais se deve às crueldades de Vader.

O Sexto Sentido

Não dá pra falar de Plot Twist sem falar do diretor M. Night Shyamalan que ama usar esse mecanismo de roteiro para potencializar suas hitórias. Uma de suas maiores histórias certamente é O Sexto Sentido. O Psicólogo
Malcolm Crowe (Bruce Willis) decide ajudar um garoto que tem problemas de socialização, tais problemas se devem ao fato de que Cole Sear (Haley Joel Osment) confessa que vê pessoas que já estão mortas. O que ninguém espera é que Malcolm também está morto.

Outro diretor que ama um Plot Twist e não poderia faltar nessa lista é o Christopher Nolan. Em O grande truque vemos dois ilusionistas que possuem uma meta em comum, ter um truque original que só seja executado por um deles. Uma amizade que termina como rivalidade. Isso acontece logo após Robert Angier (Hugh Jackman) ver Alfred Borden (Christian Bale) realizar um truque aparentemente impossível de se decifrar: um teleporte. O que Robert não sabia é que na verdade Alfred tinha um irmão gêmio, que compartilhava a mesma vida com ele.

Planeta dos Macacos (1968)

Outro marco da cultura POP é o planeta dos macacos de 1968. O filme conta a história de uma expedição espacial dirigida por George Taylor (Charlton Heston). O foco é comprovar que a viagem na velocidade da Luz faz com que o tempo na terra se passe mais rápido em relação ao tempo na nave. No entanto, um contratempo faz com que a nave caia num planeta desconhecido, e a dualidade temporal criada pela viagem na velocidade da luz faz com que os astronautas, 18 meses após sua partida da Terra, estejam no ano de 3978 em um outro planeta dominado por macacos. O foco do protagonista é encontrar meios de voltar para a Terra, a grande descoberta é que na verdade esse planeta É a terra.

Clube da Luta

Com certeza um grande marco na carreira de David Fincher, O clube da luta que marcou o cinema e que possui um dos melhores Plots da história. Aqui vemos o personagem de Edward Norton vivendo uma vida medíocre até que ele conhece o Tyler (Brad Pitt) que o leva a fundar o clube da luta. As coisas saem do controle e o clube com tendências anarquistas passa a ser um problema pro personagem do Norton, que culpa o Tyler por ter deixado o clube sair do controle. O que ele descobre é que na verdade ele é o Tyler.

Bem, outros filmes possuem plots tão bons quanto esses que eu citei, pra você qual o melhor plot twist do cinema? Deixa aqui nos comentários.