E aí, seus nerds. Tudo bem com vocês? Se você, assim como eu, foi uma criança dos anos 90/2000 e acompanhava fielmente os desenhos animados da TV Cultura, você pôde acompanhar muitas produções que se tornaram verdadeiros clássicos.

Quando falamos de estúdios de animação, imediatamente vem a mente Disney, Hanna-Barbera, Dreamworks…mas poucas pessoas irão falar sobre a Nelvana. Você não conhece? Nunca ouviu falar? Então se liga aqui que irei provar que eles foram os responsáveis por ótimos momentos da sua infância e você nem sabe!

Nelvana Limited é uma empresa canadense de distribuição e produção de animação criada em 1971. Além de produzir grandes desenhos que ficaram no imaginário de muitos brasileiros, a Nelvana também foi responsável pela distribuição de alguns animes e animações americanas bem famosas, como: como Beyblade, Sakura Card Captors, Medabots, a franquia Bakugan e algumas séries americanas produzidas pela Nickelodeon como Os Padrinhos Mágicos, Danny Phantom.

Porém, esse post é para trazer uma lista de algumas das melhores animações produzidas pelo estúdio e provar para você o quanto ele é incrível! Se liga:

1 – Nossa turma

Quem não lembra da abertura desse desenho? Icônica! Exibida no Brasil pelo SBT a animação contava as aventuras de uma turma de doze animais pré-adolescentes antropomórficos, que, liderados pelo alce Montgomery, sempre se encontram e em meios as brincadeiras mostram a importância de viver em harmonia, cuidar uns dos outros e amar ao próximo.

2 – Ursinhos Carinhosos

Não há um ser vivo que viveu nos anos 90/2000 que não conheça esse desenho! Os ursinhos carinhosos se tornaram verdadeiros ícones da cultura pop como uma das animações mais famosas da época. Exibido no Brasil pelo SBT o desenho conta a história de uma família de ursos carinhosos que ajudam as pessoas a trocarem bons sentimentos, e protegem a Terra das sombras do mal e do temido vilão Coração Gelado, que tenta a todo custo acabar com o amor. Agora canta comigo essa abertura:

3 – As Aventuras de Tintim

Baseado em um dos títulos de quadrinhos mais famosos e significativos do mundo, As Aventuras de Tintim foi exibido no Brasil pela TV cultura ao longo dos anos 2000, fazendo um grande sucesso e criou nostalgia em muitos brasileiros. O desenho teve 39 episódios de meia hora produzidos em três temporadas. Foi a mais conhecida adaptação dos livros até o lançamento do filme As Aventuras de Tintim em 2011. E aqui temos mais uma abertura inesquecível:

4 – Rupert

Aqui temos a minha animação preferida dos estúdios Nelvana. O desenho narra as aventuras do Urso Rupert, personagem criado nos quadrinhos, por Mary Tourtel, na década de 1920. No Brasil, foi exibido pela TV Cultura por volta de 1998 e teve um longo tempo de exibição, mas apesar do grande sucesso não teve muitas reprises. Rupert traz muitos elementos da cultura nórdica, faz referência a muitas histórias interessantes e deixa muitas saudades no coração de todos. Um desenho que é uma verdadeira obra de arte, assim como essa abertura:

5 – O pequeno urso

Talvez um dos mais lembrados dessa lista, o pequeno urso é uma animação educativa e foi exibida no Brasil pela TV Cultura durante os anos 90/2000. O desenho conta a história de um ursinho muito curioso que brinca muito com seus amigos: Pata, Galinha, Gato, Coruja, e a garotinha Emily, fora seus pais, o Papai-Urso e a Mamãe-Urso. Uma ótima pedida para as crianças e com certeza deixou saudades:

6 – Inspetor Bugiganga

O desenho narra as aventuras de um inspetor policial que após sofrer um acidente, foi transformado numa espécie de robô com mil e uma bugigangas diferentes, através do projeto secreto “Bugiganga“. No Brasil a série fora exibida primeiramente pela Rede Record e mais tarde pelo SBT na década de 90, em 1999 o personagem chegou a ganhar um filme pela Disney e fez um grande sucesso entre as crianças.

A Nelvana ainda chegou a produzir muitos desenhos baseados em filmes famosos como: Fievel, um Conto Americano, A Lenda do Vento Norte, Ace Ventura, Free Willy, entre outros.