Conheça quem é Kamala Khan, a identidade secreta da nova Miss Marvel.

Entre os dias 23 a 25 de julho, na D23 Expo, a Marvel anunciou que a Miss Marvel vai ganhar uma série na nova plataforma de streaming da Disney, a Disney+. Ela é relativamente uma super-heroína nova nos HQs e não é muito conhecida pelo público geral justamente por não ter chegado nas produções cinematográficas da Marvel. Apesar disso é uma personagem que faz sucesso entre os leitores de HQ.

A Miss Marvel, codinome que antes pertencia a Carol Danvers, hoje a Capitã Marvel, é representada pela personagem Kamala Khan. Ela foi criada pela roteirista Sue DeConnick e pelo ilustrador Scott Hepburn em 2013. A primeira aparição de Kamala em um HQ foi no Capitã Marvel #14, mas ela ainda não tinha poderes, não foi apresentada e nem nome ela tinha.

   Mas foi em All-New Marvel NOW! Point One lançado em março de 2014 que ela já apareceu como Kamala Khan, um HQ que reuniu vários super heróis como o Hulk, o sufista prateado e o Loki. Em seguida, é lançado o seu HQ solo: Miss Marvel, nada normal.

   Kamala Khan é uma adolescente de 16 anos, filha de paquistaneses que nasceu e cresceu em Nova Jersey. Ela é nerd, adora super-herois, é fã dos Vingadores, lê e escreve fan fictions sobre eles na internet. Ela estuda e tem amigos como uma adolescente normal, mas se sente diferente dos outros por ter sido criada na cultura paquistanesa, apesar de querer viver a vida de uma adolescente americana, seus pais de certa forma, sempre a impedem fazendo-a vivenciar as tradições de sua religião, tanto é que vai a uma mesquita no seu bairro, mesmo sem vontade.

Ganho de poderes

Kamala tendo a alucinação para ganhar poderes (foto: Miss Marvel #2)

   Kamala certa vez estava em uma festa (escondida dos pais) e indo para casa, quando uma névoa terrígena encobriu a cidade de Nova Jersey. Ao ter contato com essa nuvem, Kamala desmaiou pois a névoa fez com que ela criasse um casulo onde seu corpo sofreria uma mutação imediata, pois essa nuvem era composta por uma substancia mutagênica, somente ela sofreu a mutação porque ela tinha um gene inumano.

Ao sofrer o desmaio, Kamala teve uma alucinação em que conversava com a Capitã Marvel, o Capitão América e o Homem de Ferro, onde ela diz a Capitã que gostaria de ser igual a ela. Ao voltar do desmaio e sair do casulo, ela percebe que estava loura, com o mesmo corpo de Carol Danvers e usando o primeiro uniforme que ela usava quando era Miss Marvel, o Warbird.

Processo até virar a Miss Marvel

Depois de ganhar os poderes, ela fica muito empolgada, mas aos poucos começa a percebe que ser herói não era bem do jeito que ela pensava. Como uma adolescente, ela cometia falhas, precisava aprender a controlar seus poderes e principalmente ter a coragem que todo super-herói tem de ajudar as pessoas, não esperar ninguém para fazer e ser a primeiro a ajudar.

   Seu primeiro ato heróico aconteceu na mesma noite que ganhou os poderes, ao salvar uma menina que também estava na festa com ela, de um afogamento. No decorrer do HQ, ela começa a ajudar o seu amigo, pois o irmão dele estava metido com o vilão chamado O Inventor e sendo ameaçado de morte. O vilão “O Inventor” foi o seu primeiro combate para salvar o mundo. É assim que pela primeira vez ela se reconhece como a nova Miss Marvel, sendo o início de uma grande jornada como super-heroína.

Poderes

A nova Miss Marvel recebeu muitos poderes na névoa terrígena. O primeiro que vemos no HQ é o de se transformar literalmente, assumindo a forma de pessoas e até mesmo objetos, ou seja, ela pode alterar toda a sua estrutura física sendo capaz também de aumentar e diminuir qualquer parte do corpo, inclusive ela inteira, ficando do tamanho de uma formiga ou de um gigante, além de poder esticar seus membros por longas distâncias. Tudo isso parece incrível, mas há uma fraqueza: Ela não pode ter contato com pulsos eletromagnéticos porque prejudica a elasticidade que ela tem.

   Kamala Khan também tem o fator de cura que é muito importante para ela. Com esse poder, ela pode se recuperar de seus ferimentos muito rapidamente. Mas, ela só pode fazer isso se estiver em sua forma original.

Principais equipes e arcos

A Miss Marvel que é fanática pelos vingadores e principalmente pela Capitã Marvel. Eventualmente Kamala se encontra com ela e Carol se torna sua mentora. Lutou ao lado do Homem de ferro, Capitão América (Sam Wilson), Nova, Visão, e Homem-Aranha (Miles Morales) em combate a um alienígena que procurava peças para fazer um artefato poderoso. Em Seguida, Tony Stark convida Miss Marvel para fazer parte dos vingadores. Depois que entra para a equipe dos vingadores, Kamala participa da Guerra Civil II, mas percebe que terá que escolher entre a família e os seus heróis. Foi depois dessa guerra que ela decidiu sair do grupo Os Vingadores para criar sua própria equipe.

Equipe Os Campeões (foto/divulgação: Marvel Comics)

A sua equipe se chamou Os Campeões, composta por Nova e o Homem Aranha de Miles Morales, seus melhores amigos, o Hulk (Amadeus Cho), Viv Visão e o Ciclope do Canhão.  Amadeus Cho era cientista e parceiro do Hulk que absorve o “Hulk” do Bruce Banner para salva a vida dele. O Homem Aranha, Miles Morales, veio de outro multiverso, o Universo Ultimate, pois ele foi destruído, vindo então morar no universo regular da Marvel. Nova é um adolescente de 15 anos, Sam Alexander, que fazia parte da Tropa Nova em outro planeta.

Viv Visão é uma criação do Visão para que ele pudesse ficar mais humanizado, ela entra para a equipe pois é capaz de montar e encontrar missões mais facilmente. Por último, Ciclope do Canhão que fazia parte dos X-Men, junto com a fera, o Anjo e Homem de Gelo. Eles vieram do passado e não tiveram mais como voltar, por isso permaneceram no presente. O ciclope é um jovem chamado Scott Summers que ao vim para o presente se tornou mal, mas pediu para entrar na equipe de Os Campeões assim que ouviu o discurso de Kamala sobre ser herói.

Vestimentas e quebra de paradigmas

Kamala Khan só por ter descendência paquistanesa já é uma quebra da normalidade entre os heróis, suas características físicas é uma grande mudança de como as heroínas eram representadas antigamente, de maneira sensualizada sempre muito musculosas e marcando as suas curvas.

Kamala se sentindo incomodada com o uniforme, que Carol usou como Miss Marvel, e com os comentários na rua. ( Miss Marvel #2)

Outro ponto que mostra que Kamala é uma heroína moderna é no seu uniforme original. Um burquini paquistanês usado pelas mulheres para ir à praia e não roupas justas, curtas e saltos altos como eram bem comum entre as heroínas, vestimentas que só acentuava o modo como elas eram sensualizadas. Tanto é que quando teve a ilusão com a Capitã Marvel, ela afirmou ironicamente para Carol que iria usar o uniforme antigo dela porque achava politicamente incorreto e “irado”. “Tirando que eu ia vestir o clássico e politicamente incorreto uniforme e chutar bundas com saltos gigantes”, diz Kamala em Miss Marvel, Nada Normal, #1.

Depois, ela percebe que não é a roupa que vai fazer dela uma heroína e começa a reclamar de como o uniforme da warbird é apertado. Em toda a sua história, ela não é sensualizada, nem em suas vestimentas nem em seu comportamento, fazendo com que os leitores foquem na história, no enredo em si. Portanto Kamala é uma inovação, uma quebra de paradigmas dentro das histórias em quadrinhos de super-heróis.