No mundo literário sempre tivemos gêneros diversificados acompanhando as tendências com o decorrer dos anos. Hoje, destacamos um deles: Livros LGBTQIA+ que merecem a sua atenção e sua leitura. Obras consagradas mundialmente que fazem parte da literatura clássica, biográficas e até mesmo adaptações para o cinema.

A Morte e Vida de Alan Turing

Você conhece Alan Turing? Ele foi o brilhante matemático britânico considerado o pai da computação moderna. Em junho de 1954, foi encontrado morto em casa, na cidade de Wilmslow, a arma do crime sendo uma maçã envenenada. O detective Leonard Corell assumiu o caso e descobriu que Turing foi condenado por ser homossexual, numa época em que isso era proibido. Apesar de achar se tratar de um suicídio, ele fica intrigado com os documentos secretos dos registros de guerra de Turing ― um dos principais responsáveis por decifrar o código secreto dos alemães. Mas acredita-se que Turing possa ter sido chantageado por espiões soviéticos. O autor David Lagercrantz recria a atmosfera paranoica e febril da Guerra Fria, em que gênios livres não eram tolerados. À medida que a curiosidade inocente do detetive Corell o leva a lugares mais sombrios, ele percebe que tem muito a aprender sobre os perigos do conhecimento proibido.

Livros LGBTQIA+ que merecem sua atenção

A Garota Dinamarquesa

De uma delicadeza sem igual, o romance foi adaptado para os cinemas e tivemos uma explosão de sentimentos ao assistir a história de Einar Wegener se transformando em Lili. Ele é um famoso pintor na dinamarca no início do século XX. Na faculdade Einar conhece Greta Waud, e após seu retorno da Califórnia, se casam. Ela também é pintora, mas seu trabalho não faz tanto sucesso, e com prazo apertado Greta pede que seu marido a ajude a finalizar uma pintura, posando com o vestido de uma de suas modelos. Nesse momento, Einar começa a descobrir sentimentos intensos que não devem vir à tona. Porém é com Lili que Greta começa a ser reconhecida no mundo das artes, mas seu marido frequentemente se veste de lili, sem nem mesmo Greta precisar pintá-la. Ele inicia sua liberdade e mesmo casado e amando sua esposa, passa a ser quem realmente é.

Baseado na história de Einar Magnus Andreas Wegener, provavelmente a primeira transexual e personagem importante para o movimento, o autor David Ebershoff traz uma história-ficção de vida.

Livros LGBTQIA+ que merecem sua atenção

Orlando

Clássico da literatura escrito por Virgínia Woolf. Nascido no seio de uma família de boa posição em plena Inglaterra elisabetana, Orlando acorda com um corpo feminino durante uma viagem à Turquia. Como é dotado de imortalidade, sua trajetória então atravessa mais de três séculos, ultrapassando as fronteiras físicas e emocionais entre os gêneros masculino e feminino. Suas ambiguidades, temores, esperanças, reflexões – tudo é observado com inteligência e sensibilidade nesta narrativa publicada originalmente em 1928, e permanece como uma das mais fecundas discussões sobre a sexualidade humana.

Adaptado para os cinemas, Orlando toma forma com a atriz Tilda Swinton sendo fiel à obra de Woolf.

Livros LGBTQIA+ que merecem sua atenção

O Terceiro Travesseiro

Baseado em fatos reais, o autor Nelson Luiz de Carvalho desafia rótulos e hipocrisias, revelando os meandros de consciência de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que uma terceira pessoa aparece e se envolve no relacionamento do casal. Entre discórdias e diálogos nos envolvemos em uma das principais obras brasileiras de temática homossexual.

Livros LGBTQIA+ que merecem sua atenção

E aí, gostou? Veja também os filmes LBGTQIA+ e as séries LBTQIA+ que merecem sua atenção!