Little Women ou em português Adoráveis Mulheres é uma das estreias do mês de janeiro nos cinemas brasileiros. O longa foi bem lembrado nessa época das premiações do cinema e está concorrendo em várias categorias do Oscar 2020, entre elas: Melhor filme, melhor roteiro adaptado, melhor atriz e atriz coadjuvante, mas o que chamou atenção foi a não indicação da diretora Greta Gerwig na categoria de melhor direção, fato, que todos os anos traz esse questionamento sobre a falta de indicação das mulheres nessa categoria, totalmente dominada pelos homens. O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome da autora Louisa May Alcott.

No entanto, existem outras adaptações dessa obra, desde o cinema mudo em 1917, outra em 1918, mais tarde nos anos de 1933 e 1949. O destaque aqui são as duas mais recentes que antecederam de 2019:

Little Women (1994)

O filme dirigido por Gilliam Armstrong e com roteiro de Robin Swicord, estreou em 1994 e com um elenco de peso, entre eles, estrelando Winona Ryder, Christian Bale, Susan Sarandon, Kirsten Dunst entre outros.

Little Women BBC (2017)

Outra adaptação é minissérie produzida pela BBC, Little Women de 2017, estrelada pela atriz Maya Hawke (Stranger Things) e um grande elenco, entre eles, Jonah Andre Hauer-King (World on fire), Willa fitzgerald (Scream) e Kathryn Newton (Big Little Lies). A minissérie tem 3 episódios e está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video.