Por: Rafael Melo e Elayne Souza

Dia 3 de Julho ocorrerá a 5° edição da Literaufem, Mostra de Literatura de Autoria Feminina, na Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. O evento já se tornou tradicional e praticamente faz parte do calendário cultural da instituição. mas por que estamos falando dele e por que isso é importante?

Historicamente, para ter o direito a fala e a credibilidade, o sujeito se vale da sua posição social dominante e todos aqueles que não estão nos espaços privilegiados têm sua voz silenciada. No âmbito literário isso também nunca foi diferente, até meados do século XIX muitas produções das classes minoritárias eram silenciadas e excluídas do cânone literário. Mulheres, negros, homossexuais, pobres, todos esses segmentos sociais “desautorizados” socialmente sofriam com esse silenciamento.

Ao longo da história literária o papel da mulher foi limitado ao de representada e leitora, um cânone foi formado sem a representação devida das mulheres, reflexo de uma sociedade patriarcal e machista que a compreendia como um ser servil e intelectualmente, e socialmente, inferior.

Além de Clarice Lispector, quantas são as autoras mulheres estudadas nas escolas? Quantas são as mulheres estudadas na primeira fase do romantismo (aquela de josé de Alencar e a criação da identidade nacional)?

Na pós-modernidade esse silenciamento passa a ser quebrado e um novo lugar de fala é construído, a representação da mulher literária  passa a ser questionada, como os personagens as representam,as novas produções passam a ser construídas a serviço da subversão do tradicional e da quebra e revisionamento dos valores da época. 

Logo, A Literatura de Autoria Feminina é antes de tudo um ato político, é construção de identidade, é construção de representatividade, e é sobretudo, uma arma poderosa de combate aos preconceitos.

É por isso que eventos e discussões como essas são tão importantes e devem ser sempre prestigiados, e assuntos como esse precisa ser debatido. Por isso, nós do Nerd Café estaremos lá dia 03 de julho para prestigiar esse trabalho massa. Até lá. o/

LITERAUFEM – Dia 03/07, no CEGOE, UFRPE.

Das 15h às 20h

Para mais informações: 

@literaaufem (INSTAGRAM)

LITERAUFEM (EVENTO FACEBOOK)