O gênero musical coreano que faz sucesso mundialmente.

Por Duda Oliveira

Quebra de recordes. Army. Dança. Música. Milhões de visualizações. Cabelos coloridos. Álbuns de sucesso. BTS é o grupo de K-pop mais conhecido do mundo, possui sete integrantes. É o único grupo masculino que até hoje chegou a receber mais de uma premiação fora da coréia, ao todo eles tem 46 premiações, entre eles do People’s Choice Awards, Teens Choice Awards e Billboard. No youtube, já conseguiu, com o videoclipe da música “Idol”, 45 milhões de visualizações em 24h de lançamento (atualmente, o vídeo já tem mais de 328 milhões de acessos). Recentemente, bateu mais um recorde histórico no Youtube, depois de três horas do lançamento da música “Boy in Luv”, o vídeo já tinha três milhões de curtidas.  Por tudo isso, BTS é o grupo que mais atrae fãs para o K-pop e faz o mundo se virar e se impressionar com a Coréia.

   A expressão K-pop, uma abreviação para Korean pop, é um gênero musical popular originado na Coréia do Sul. A grande variedade de elementos visuais e a mistura de muitos ritmos chamam atenção do público do gênero. Nas músicas de k-pop é possível identificar muitos ritmos originados da parte ocidental, como por exemplo, rock, eletrônico e hip-hop e rap.

Em 1992, o grupo Seo Taiji & Boys, com três integrantes, se apresentou em um show de talentos, apresentando uma música com essa mistura de ritmos. Apesar de terem perdido o concurso, em poucos dias ela já tinha virado sucesso na Coréia tornando-se o primeiro grupo de k-pop, iniciando um enorme fenômeno coreano e também mundial.

Ao longo da década de 90, muitos outros grupos foram surgindo, como o H.O.T e Sechs kies, expandindo- se para o Japão e sudeste da Ásia. A criação do youtube, em 2005, facilitou muito a chegada do gênero na America latina, Europa, África, começando assim a ser um fenômeno global.

K-pop no Brasil

A Chegada do K-pop no Brasil aconteceu graças as redes sociais. Em 2008, já havia algumas poucas comunidades de fãs na Rede Social Orkut. No ano seguinte, as empresas coreanas perceberam que disponibilizar vídeos na internet faria com que as pessoas descobrissem o gênero musical, aumentando a divulgação do K-pop pelo mundo. Além disso, os fãs passaram a divulgar nas redes sociais os seus ídolos coreanos, ou seja, o ano de 2009 foi um ano do inicio da difusão do ritmo para os brasileiros. Mas foi a partir de 2012 que, até quem não conhecia nada da coréia passou a conhecer pelo menos alguma coisa do pais, quando o cantor coreano Psy lançou “Gangnam Stlye”, tornando-se sucesso mundial, pois apesar de já existirem fãs brasileiros, foi com esse vídeo que o K-pop passou a ser mais pesquisado e conseqüentemente atraindo mais pessoas.

Os grupos têm particularidades, os masculinos são chamados de “boy group” e os grupos femininos de “girl group”, mas também existem grupos mistos com meninas e meninos, caso do grupo Kard. O número de integrantes pode variar muito tendo quatro membros, Blackpink, ou até mesmo vinte e oito membros, Boys24 Live. Além disso, os grupos têm muitos estilos: músicas mais fofinhas com o visual muito colorido ou mais dark. A maioria dos girl groups lançam músicas mais fofas, com o visual muito colorido, já boa parte dos boy groups tem musicas mais sombrias, os vídeos tem visual mais escuro, com roupas pretas. Mas há também os que tem o visual mais sensual. Uma das grandes marcas do gênero são as coreografias que atrai pessoas que gostam de dançar.

O K-pop fez até mesmo os artistas americanos e britânicos, donos de recordes da Billboard e os que mais vencem prêmios de musica, se entregaram ao gênero e admiram os idols. Fato que originou em muitas parcerias entre os americanos e coreanos. Uma das primeiras colaborações foi com o grupo Wonder Girls e o rapper americano Akon. A partir daí, outras collabs foram surgindo, Ed Sheeran, o rapper Snoop Dogg, o rapper Silento, a cantora Dua Lipa, The Chainsmokers, e Nicki Minaj são alguns dos astros americanos que já fizeram parcerias com grupos de K-pop.

Quando uma banda faz sucesso no mundo, obviamente o que os fãs mais querem na vida é assistir a um show dos seus ídolos. Então os grupos de k-pop começaram a fazer turnê pelo mundo e mesmo que o Brasil não fosse uma opção como Estada Unidos e Europa, os k-poppers começaram a pedir através da internet. Vendo que seria proveitoso, as empresas coreanas trouxeram os grupos para fazer show no Brasil. Os primeiros foram Beast, 4Minute e a cantora G.NA em 2011. Em destaque foram os shows dos grupos BTS, em 2013, e KARD, em 2017, pois venda dos ingressos do show se esgotaram em menos de 10 minutos. No recife, o primeiro grupo a se apresentar foi o MVP em março de 2018, além do show no Teatro do Imip, o grupo também fez um fanmeeting. O ultimo show de um grupo coreano na nossa cidade foi o VAV no dia 19 de fevereiro.


Grupos que fizeram Show no Brasil antes e depois de 2013

Independentemente de Recife não ser um grande ponto de shows, há muitos eventos que tem K-pop em sua programação. O Anima Recife, que sempre acontece em julho, tem apresentações de grupos covers (grupo de pessoas que juntas dançam as coreografias oficiais das músicas) e palco para as random dance k-pop music. Há também eventos exclusivos de k-pop como o K-party-on e o Geração k-pop, onde fazem concurso, apresentações e baladas somente desse gênero. No mês de janeiro de 2019, o shopping Riomar promoveu o K-pop Festival Riomar, o 1º festival de dança coreana desse shopping, nos dias 19 e 20.  Todos esses eventos só acontecem aqui no recife, pois o público é muito grande, basta colocar música coreana que já reúne muita gente.

O grande diferencial do K-pop é, além do ritmo, do visual dos vídeos, dos cantores e das coreografias, a igualdade que há entre os fãs, não importa de que classe social uma pessoa seja, se ela é mais tímida, se é mais velha ou mais nova, com o K-pop, todos viram um só, não há preconceitos e sim inclusão.

Expressões usadas dentro do mundo do gênero coreano:

Bias: o integrante favorito de fã  em um determinado grupo

Grupo Ultimate: o grupo favorito de um fã dentre os muitos grupos coreanos

M.V: videoclipe das musicas de K-pop

Hyung: integrante mais velho do grupo

Maknae: integrante mais novo do grupo

Debult: a estréia de um grupo

Disband: quando o grupo se desfaz e acaba

Comeback: quando o grupo lança uma nova música ou álbum.