O mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil ainda é um pouco fraco, mais ao longo dos anos grandes jogos brasileiros vêm surgindo, fazendo sucesso e ganhando o mundo.

Nos últimos anos em meios de grandes lançamentos de games de peso de estúdios internacionais, alguns jogos brasileiros chamaram muita atenção e fizeram a diversão de muitos além de garantir alguns prêmios.

Seja o jogo produzido 100% por um estúdio do brasil ou um game que teve uma equipe de brasileiros envolvidos na produção, não se pode negar que esse cenário vem crescendo e conquistando cada vez mais espaço.

Entre os grandes games que foram lançados que conseguiram fazer barulho e chamar a atenção da comunidade gamer é bom da uma conferida nos seguintes:

Horizon Chase Turbo:

É um game de corrida árcade com grande influência do clássico do Super Nintendo, o Top Gear e além da forte influência, o jogo conta com a participação do musico Barry Leitch, que criou a própria trilha sonora do Top Gear.

Primeiramente ele foi lançado apenas para mobile com o nome de Horizon Chase – World Tour pelo estúdio Aquiris Game Studio que fica no Rio Grande do Sul, em 2015 e após o sucesso ganhou não só uma adaptação para os consoles, como também várias melhorias e foi lançado com o nome de Horizon Chase Turbo para os consoles e PC em 2018.

Horizon Chase Turbo ganhou novas pistas, novos carros, multiplayer local, teve sua jogabilidade aprimorada, e recentemente ganhou uma expansão chamada Summer Vibes que voltou a adicionar mais pistas de corridas, skins e carros.

A versão mobile do Horizon Chase ganhou o título de Melhor Game Independente em 2016 no BIG Festival e foi indicado como melhor jogo brasileiro e melhor gameplay. Sua versão para consoles se tornou o primeiro game brasileiro a ser distribuído pela Sony em mídia física e ser lançado internacionalmente.

O game está disponível para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, PC, IOS e Android.

Dandara:

Dandara é um game de plataforma em 2D com uma pegada metroidviana que foi baseada na guerreira negra Dandara de Palmares, esposa do Zumbi de Palmares que lutou contra a escravidão no Brasil.

O game nos leva para um mundo chamado Salt, que está à beira de um colapso e Dandara surge para lutar conta a opressão e libertar os cidadãos.

Foi desenvolvido pelo estúdio mineiro Long Hat House e foi listado pela revista Times como um dos dez melhores games de 2018, ficando ao lado de grandes jogos como Super Mario Party, Assassin’s Creed Odyssey e God of War.

Dandara além de aparecer na lista da Times, também ganhou o título de Jogo Brasileiro do Ano no Brasil Game Awards de 2018, Melhor Designe e Melhor Jogo no SBGAMES 2018.

O jogo se encontra disponível no Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, PC, IOS e Android.

Aritana:

Aritana é um jogo de plataforma em 3D porem com uma jogabilidade 2D, que traz uma mecânica de troca de posições onde o jogador terá que utilizar suas habilidades para superar obstáculos e derrotar os inimigos.

Na sua história o protagonista tem que sair numa jornada após o cacique da sua tribo adoecer. E para conseguir ajuda-lo, ele tem que realizar um ritual antigo utilizando uma pena de harpia que vive no topo da montanha.

O game foi desenvolvido pelo estudio paulista Duaik Entreterimento e lançado em 2014 para PC e em 2015 tornou-se o primeiro game brasileiro a ser lançado para o Xbox One.

A sequência o jogo já está em desenvolvimento e sua se história se passará logo após dos acontecimentos do Aritana e a Pena da Harpia e terá sua jogabilidade alterada, deixando de um game de plataforma para virar um jogo de ação e aventura.

Aritana 2 : Twin Masks será lançado no dia 16 de agosto de 2019 para Xbox One

Celeste :

Dentre os jogos brasileiros, ainda é valido mencionar o Celeste que é um jogo desenvolvido pelo estúdio canadense Matt Make Games e contou com a ajuda do estúdio brasileiro MiniBoss.

A equipe brasileira ajudou fazendo toda a arte do game e ajudando também na sua tradução, que diga-se de passagem, ficou excelente com vários dialetos e gírias brasileiras.

Celeste é um jogo de plataforma super desafiador que conta a história de Madaline, que decide escalar a montanha Celeste e superar os mais diversos desafios que aparecem nos estágios.

O game tem uma historia super forte sobre reconhecer e lidar com distúrbios mentais. Logo no inicio do jogo, Madeline se encontra com uma versão sombria dela mesma, que se chama Parte de Mim, onde podemos notar a personificação de problemas como ansiedade e depressão.

Celeste chegou a concorrer como melhor jogo do ano no The Game Awards 2018 ao lado de God of War, Assassin’s Creed Odyssey, Red Dead Redeption 2, porem o título que ele levou foi de melhor jogo independente e melhor jogo impactante.

Esses foram apenas alguns grandes games brasileiros, a cada ano que passa o Brasil vem conquistando mais espaço na área e lançando cada vez mais jogos incríveis que merecem toda a nossa atenção.