FINAL FANTASY: LEGEND OF THE CRYSTALS (1994)

Se passando 200 após os eventos do jogo Final Fantasy V, o enredo acompanha Prettz e Linaly, dois novos heróis que tem a missão de recuperar 3 dos 4 cristais roubados.

Essa foi a primeira adaptação da franquia para os animes, sendo um OVA de 4 episódios, e talvez a adaptação mais bem-sucedida, na época foi um sucesso recebendo a aclamação da crítica, e sendo reverenciada pelos fãs, até os dias de hoje. Por se tratar de uma sequência do jogo, o anime se manteve fiel a essência do mundo de Final Fantasy V, além de trazer elementos novos que foram muito bem aceitos pelo fandom.

FINAL FANTASY: THE SPIRITS WITHIN (2001)

Aqui temos a adaptação mais controvérsia da franquia, dirigido por Hironobu Sakaguchi, o criador da série, The Spirits Within prometia ser uma revolução nas adaptações de jogos para o cinema, não se baseando em nenhum título dos jogos, o longa trazia uma história original em um universo que não fazia parte dos jogos, largando a fantasia e abraçando bem mais a ficção-científica.

Na história acompanhamos a cientista Aki Ross que luta para coletar oito espíritos e criar uma força poderosa o bastante para destruir uma força alienígena que ameaça extinguir a raça humana.

O longa foi o primeiro e o único da franquia a ser exibido nos cinemas em larga escala, o filme recebeu críticas em grande maioria negativas, apesar de ser elogiada por usar fotorrealismo na animação, a história foi bastante criticada, por ser tensa e sombria demais para uma animação, o filme também dividiu a fanbase dos jogos, e infelizmente The Spirits Within foi um fracasso comercial e isso se refletiu nas bilheterias arrecadando apenas US$ 85 milhões, para um filme que custou quase o dobro disso, e até hoje o longa carrega o status de “ame ou odeie”

FINAL FANTASY: UNLIMITED (2001)

Unlimited é até o momento a única série televisiva da franquia, assim como The Spirits Within conta uma história original em um universo fora dos jogos, o anime era um tanto inovador para a época por misturar animação 2D e 3D, uma tendência nos animes no início dos anos 2000.

No enredo acompanhamos os irmãos Ai e Yu, que após lerem as pesquisas de seu pai desaparecido, eles decidem procurá-lo, na jornada eles encontram Lisa, e juntos embarcam em uma jornada para o Inner World.

Unlimited se mostrou bastante promissor, se tornando bastante popular em seu ano estreia, mas recebeu críticas mistas, elogiando a ambientação e a ambição da obra, criticando o ritmo lento da história, a série originalmente estava programada para ter 52 episódios, mas devido ao fracasso comercial de The Spirits Within, o anime foi reduzido para 26 episódios, e nunca foi finalizado, mas recebeu continuações em mangá, novels, áudio-dramas e vídeo-games. Mas com o passar do tempo o anime se tornou um clássico cult entre os otakus e os fãs da franquia.