Criada por Steven Knight e exibida pela BBC Two, a série estreou em 2013 e tem 5 temporadas. No Brasil, a distribuição é feita pela Netflix (todas as temporadas estão lá). O enredo conta a história do famoso Thomas Shelby e sua família de descendência cigana. Eles viviam em Birmingham na Inglaterra e eram conhecidos como Peaky Blinders, que consistia em uma gangue que mexia com apostas, manipulação em corrida de cavalos, contrabando de uísque e cigarros, entre outras coisas. Eles eram famosos por sempre terem navalhas e lâminas escondidas em suas boinas. A série é considerada uma das melhores da atualidade e aqui estão 7 motivos para te provar isso.

Elenco

O elenco da série é de cair o queixo, com grandes nomes destacando, Cillian Murphy como Thomas Shelby. Também temos a presença de Sam Neil, Tom Hardy, Adrien Brody, Charlotte Riley, Paul Anderson, Helen McCrory, Sam Claflin, Aidan Gillen (O mindinho de Game of Thrones), entre muitos outros rostos conhecidos do Cinema.

Ambientação

Peaky Blinders tem uma ambientação incrível, com cenários bem escolhidos. A representação da Inglaterra pós Primeira Guerra Mundial é excelente. Destacando as andadas dos Peaky Blinders em slow motion, seguido de uma música marcante, que é quase um evento a cada episódio.

Figurino

Um dos pontos mais marcantes da série é o figurino de ótimo gosto e elegância. Nessa época as gangues eram identificadas pela sua vestimenta ou corte de cabelo e a série retrata isso muito bem, sem falar na vestimenta das personagens femininas que dão um show cena após cena.

Trilha Sonora

Peaky Blinders é uma ótima série por vários motivos, mas nesse ponto ela se destaca diante de várias produções. A trilha sonora é sensacional, vai de Led Zeppelin, passando por The Raconteurs até Arctic Monkeys, entre tantas outras bandas do Rock. As músicas encaixam com o momento certo dos episódios. Você nunca mais vai escutar Red Right Hand por Nick Cave and the Bad Seeds sem lembrar de Peaky Blinders.

Protagonista

Chegamos no ponto principal da série, Thomas Shelby vivido por Cillian Murphy. Ele está impecável como Tommy, a interpretação é perfeita. Thomas é um personagem controverso, inteligente e perspicaz, não é o irmão mais velho, mas acaba liderando a gangue e a família por sua inteligência. Entre muitos cigarros e uísque, a gente vai vendo suas estratégias. Porém, ele não é um homem infalível, ele sofre de estresse pós traumático, por ter estado na Primeira Guerra mundial. E com o avanço das temporadas ele vai tendo muitos pontos fracos pelo caminho, além de encontrar vários contrapontos a sua altura a cada temporada.

Personagens femininas

As mulheres dessa série são fortes, destemidas e algumas vezes até injustiçadas. O grande destaque delas é Polly Gray vivida por Helen McCrory, ela é considerada a matriarca da família Shelby e serve como equilíbrio e apoio em alguns momentos da trama para os Peaky Blinders. Além de Polly, Ada Thorne (Sophie Rundle) irmã de Thomas Shelby é uma ótima representação feminina, que poderia inclusive ter mais tempo de tela. Além dessas citada ainda se destaca Annabelle Wallis como Grace Shelby, Natasha O’Keeffe como Lizzie, Charlotte Riley no papel de May Carleton e Anya Taylor-Joy como Gina. Seria bem interessante um spin off sobre a vida dessas personagens.

Narrativa

Com o avanço das temporadas a série vai ganhando um tom mais politizado, trazendo alguns personagens que existiram na realidade e que agregam valor para a narrativa de Tommy e sua família. Além de trazer acontecimentos históricos como a quebra da bolsa de Nova York em 1929 e o surgimento do fascismo e sua ascensão mundialmente.

Depois de todos esses pontos destacados vai ser difícil você não querer maratonar Peaky Blinders, não dá para entender por que a série ainda não é tão popular por aqui e nem tão comentada. A 6ª temporada já foi confirmada e estava sendo gravada, porém com a pandemia do Covid-19 as gravações foram pausadas por tempo indeterminado, a nova temporada tinha previsão para estrear em 2021. O idealizador Steven Knight afirmou em entrevista que pretende levar a série até uma 7ª temporada e que pensa em alguns projetos derivados de Peaky Blinders para o futuro.