K-drama é uma serie ou novela produzidas na Coréia do Sul para serem exibidas por suas emissoras nacionais. A palavra “k-drama” vem da expressão Korean Drama, ela significa justamente essas series ou novelas produzidas em países da Ásia. Por isso existe os doramas do Japão,
J-drama, de Taiwan, Tw-drama, da China, C-drama e outros.  Mas, apesar de serem chamadas de novela não podem ser comparadas com as novelas brasileiras que conhecemos, pois os dramas têm enredos muito diferentes, altos investimentos e eles não duram tanto tempo no ar. Os k-dramas sempre tem 16 episódios de, em média, uma hora e lançando dois episódios por semana. As história terminam sem deixar nenhum ponto solto para não haver possibilidade de segunda temporada, são poucos os doramas que tem uma continuação.

Uma característica muito comum nos doramas é o romance, sempre tem um casal principal e um casal secundário, então como o nome já diz, prepare o lencinho. Mas existem os seus graus de clichê. Eles podem mostrar o empoderamento feminino, ou a submissão, o casal que se apaixona à primeira vista ou o casal que vive brigando, se separam e depois voltam, separa volta, num ciclo e o vilão que sempre atrapalha o casal.

Assim como as séries que conhecemos, produzidas em Hollywood, doramas tem gêneros: comédia, terror, policial, detetive, romance, mistério, de soldado, médico, assassinato, são muitos. Mas, há aqueles que têm um enredo totalmente diferente de tudo o que se vê em produções americanas, que faz o K-dramas ser melhor que muita série famosa de Hollywood. Além disso, a outras que além do enredo diferente, tem uma fotografia incrível e efeitos especiais maravilhosos, como se a produção fosse feita para um filme. Confira a lista a seguir com alguns desses k-dramas que parecem ter saído de Hollywood, mas só parecem, porque são melhores:

1.Descendents of the Sun

“Um soldado e uma médica cirurgiã acreditam ter encontrado o amor verdadeiro. É amor à primeira vista quando o Capitão das forças especiais YooShi Jin (Song JoongKi) encontra pela primeira vez a linda médica chamada Kang Mo-Yeon (Song HyeKyo). Até perceberem que a diferença entre seus trabalhos pode causar um grande dilema nesse relacionamento. Os dois percebem que trabalham com valores opostos – um soldado que tira vidas e uma médica que as salva. Eles irão viver um dilema que é uma bela reflexão sobre valores da vida.”

  Descendents of the Sun é um dorama de romance, médico e de ação. Ele foi exibido em 2016 pela emissora KBS2, a autora é Kim Eun-sook, uma das melhores da Coréia, tanto é que ela ainda vai aparecer nessa lista. A história se passa na Coréia e na cidade de Urk, na Grécia. O enredo junta um soldado que luta em guerras e mata os inimigos e uma médica que salva a vida de todos, não importa a quem, os dois acabam se envolvendo em muitas enrascadas e tragédias humanas.

Cena de Descencents of the Sun

O dorama é um dos mais assistidos até hoje, pois tem uma fotografia linda de chamar a atenção e a cada episódio que você assiste mais você quer ver, além de ter um final surpreendente. A audiência fica envolvida em vários momentos de tensão, romance, tristeza. Uma curiosidade é que os atores protagonistas se casaram depois do fim das filmagens e estão juntos até hoje.

No dia que foi lançado o último episódio, de acordo com a AGB Nielsen, houve 38,8% de audiência em toda a Coréia do sul. Segundo a agência coreana de notícias Yonhap, o K-drama foi vendido para 27 países e traduzido para 32 idiomas. Além disso, ganhou prêmios no Baeksang Arts Awards, onde as produções do cinema e televisão da Coréia são premiadas anualmente e no KBS Awards da própria emissora. Confira abaixo o trailer do K-drama, assista que vale a pena.

Links para assistir: KingdomfansubsTheir Dorama

2. Are you human too?

“Nam Shin (SeoKang- Joon) é filho de uma família que dirige uma grande empresa. Depois de um acidente inesperado, ele entra em coma. Sua mãe Oh Ro-Ra (Kim Sung- Ryoung) é uma autoridade em ciência de cérebro e inteligência artificial ela cria um andróide chamado Nam Shin III, que é idêntico ao filho dela, Nam Shin. O androide finge ser Nam Shin e ele tem uma guarda-costas So-Bong (Kong Seung-Yeon)”.

Este K-drama foi produzido pela emissora KBS, é de ficção cientifica, romance, mistério e ficção política. As grandes novidades é o seu enredo, que dá a vida um robô igualzinho a um ser humano, chegando ao ponto que querermos o bem do androide, percebemos como um robô pode ser bem melhor que um ser humano. O drama traz a reflexão de o que faz de você um humano? Que tipo de atitudes um ser humano de verdade tem que o faz ele ser chamado de humano? A pergunta que ainda não temos, sobre como vai ser a nossa convivência com os robôs no futuro, se eles passaram a agir como nós, tendo até sentimentos, gratidão, honestidade, amor, paixão por uma humana e esse amor ser recíproco, isso será possível? O dorama coloca isso de uma forma que o espectador passa a defender o robô, chamado carinhosamente por nós que assistimos e por sua guarda-costas de “latinha”, além de torcer para ele se de bem, para que ele fique feliz.

Além de tudo isso, um grande destaque de “Are you human too?” é a qualidade nos efeitos especiais, que detalha perfeitamente quando uma imagem em plano detalhe do andróide Nam Shin III aparece em cena, é “de ficar de queixo caido”. A produção do dorama investiu US$ 9.2 milhões somente nas edições dos episódios. O k-drama ainda tem um Plus que faz o k-drama ser ainda mais perfeito: atuação impecável do ator protagonista, SeoKang- Joon, que representou um humano playboy, malvado e grosso e um robô fofo, adorável e gentil.

Links para assistir:  Kingdom Fansubs /   Their doramasDrama fansubs

3. Strong Woman Do Book So

Cena do dorama onde a personagem principal Do Bong-Soon faz uma pequena desmonstração da sua superforça

“Do Bong-soon (Park Bo-young) nasceu com uma força sobre-humana. Sua força é hereditária e é repassada somente para as mulheres em sua família. Seu sonho é criar um jogo de videogame tendo ela como personagem principal. Graças a sua força, ela consegue um trabalho de guarda-costas, para o rico Ahn Min-hyuk (Park Hyung-sik), diretor-chefe de uma empresa de jogos, Ainsoft. Ela tem um crush, o seu amigo In Guk-doo (Ji Soo), um policial. Ela vai lutar contra bandidos para fazer o bem, uma super heroína.”

A personagem principal é um símbolo de empoderamento feminino no dorama inteiro. Ela é baixinha, invocada, luta contra bandidos, é uma guarda-costas, gamer e ninguém é capaz de vencê-la. Num relacionamento, ela seria o lado forte que protege o homem em situações perigosas. Ela representa muitas mulheres da nossa sociedade e é uma ótima oportunidade para todas se sentirem representadas em uma serie de um país que já foi muito conservador, e infelizmente ainda tem esse lado, mesmo que em um grau menor.

O dorama Strong Woman Do Book- Soon foi produzido pela emissora JTBC em 2017 e foi uma das maiores audiências do canal até hoje. O k-drama é cômico, você vai rir em muitas situações, ha muita comédia besterol que é impossível não dar aquela risada, mas pode aparecer algumas pessoas que digam que o k-drama é muito bobinho e chato, (opinião é igual a nariz). Apesar disso, ele retrata assuntos bem sérios, no estilo “aquela brincadeira que tem fundo de verdade”. Ele tem os efeitos especiais que lembra muito os animes do Japão, tem um vilão que você fica com mais ranço a cada momento e claro tem o romance, com o casal com muita química e é mais fofo de todos os doramas, bem cute!

Ah, e o melhor de tudo é que está disponível no catálogo da Netflix! h

4. W- Two Worlds

Cena do trailer do dorama

“É possível viver no mesmo lugar, no mesmo período de tempo, mas em uma dimensão completamente diferente? Oh Yeon Joo (Han Hyo-Joo) é uma residente de cirurgia cardiotorácica do segundo ano. Ela é sequestrada por um homem estranho, coberto de sangue, e levada para outra dimensão. Kang Chul (Lee Jong Suk) é um medalhista de ouro olímpico em tiro esportivo e um empreendedor milionário. Como será que seu mundo se interligará com a outra dimensão de Yeon Joo? Será Kang Chul a única pessoa que poderá ajudar Yeon Joo a escapar do universo paralelo? ”

Na Coréia do Sul, as histórias em quadrinhos são chamadas de “Webtoon”, assim como no Japão são chamadas de mangás. Mas o webtoon é diferente do mangá e lembra os HQs americanos. Eles se caracterizam por ter o traço bem definido, e serem coloridos, parecem pinturas. Alguns doramas até são inspirados nos Webtoon.

O k-drama W ou Two Worlds foi exibido em 2016 pela emissora MBC. O enredo é criativo e original, envolvendo romance, melodrama e muito suspense, é uma história muito fora da caixa e você vai ficar impressionado a cada episódio. Uma médica que do nada é transportada para outra dimensão, numa história em quadrinho, pelo próprio protagonista do HQ que está à beira da morte. Esse é só o início de um K-drama, que vai trazer muitas cenas de ação, mistério, que são impressionantes e cheias de efeitos especiais.

Como eu não vou dar nenhum spoiler, o que posso dizer mais sobre os efeitos especiais, que claramente é um destaque no dorama, ele vai ser essencial em cenas inimagináveis que você vai ficar se perguntando como ela foi feita. Além disso, a atuação dos atores é perfeita. W também tem um alivio cômico em meio a tanto mistério, o personagem Park Soo-Bong, vivido por Lee Si-Eon, que tem as melhores reações para tudo o que acontece, o seu jeito bem agoniado e medroso, vai fazer você rir muito. Ele é, sem dúvida, um dos meus personagens favoritos do dorama. Além do casal protagonista que é muito amorzinho. Esse k-drama é um dos mais amados e assistidos de todo o universo de doramas.

Links para assistir:  Kingdom Fansubs / Their doramas

5. Goblin

“Um lendário “goblin” (Gong Yoo)­ cansado da sua vida imortal, resolve acabar com ela, mas para isso precisa arranjar uma noiva humana. Mas as coisas se complicam quando ele começa a se apaixonar por ela e encontra motivos para permanecer vivo”.

Goblin é um dorama criado pela mesma autora de “Descendents of the Sun” Kim Eun Sook e foi exibido entre dezembro de 2016 até fevereiro de 2017 pela emissora TVN. Com o enredo dos gêneros fantasia, drama e romance, Goblin é o dorama mais lembrado entre as dorameiras (as fãs de doramas), um grande clássico.

“Eu sou muito suspeita para falar dele porque tudo nele perfeito, mas para lhe convencer a dar uma conferida vamos a alguns motivos. O enredo do k-drama fala sobre tempo, fé, até que ponto a vida é sempre boa e a morte é sempre ruim, o enredo faz uma reflexão do livre arbítrio que os humanos tem sobre as suas escolhas e como elas definem quem somos. Além disso, reflete como o amor é tão importante para todos, daqueles que do nada faz você querer viver, depois de um longo período de tristeza, ou aquele amor que continua vivo mesmo depois de anos, décadas e vidas.

O casal principal tem uma química incrível, é possível sentir todo o amor que um tem pelo outro, consequentemente nós ficamos feliz por eles e choramos junto. O casal secundário é uma fofura só, eles fizeram tanto sucesso que ganharam um próprio dorama, como um spin-off de Goblin.

Os efeitos são de impressionar, tem até uma guerra estilo Game of Thrones e uma fotografia de tirar o fôlego. A trilha sonora só tem a acrescentar, além de deixar você viciado na música pois são muito chicletes. Tem um bromance, vai fazer você dá muitas risadas, daqueles estilo Capitão América e Thor. E os personagens que tem uma característica particular, tem o goblin imortal, o ceifador que levar as pessoas mortas para o céu ou o inferno, a menina que vê fantasmas e a espada do goblin e a mulher decidida, independente e apaixonada.

Links para assistir:   Kingdom Fansubs / Their doramas